O Dia Em Que o Robim dos Bosques Foi à Universidade

“Governmental subsidy systems promote inefficiency in production and efficiency in coercion and subservience, while penalizing efficiency in production and inefficiency in predation.” Murray Rothbard 1 Man, Economy, and State with Power and Market, Scholar’s Edition, p.1256, Binary Intervention: Government Expenditures

 

O Ser Humano tenta resolver os males que atingem os mais desfavorecidos, do modo mais impróprio: com o coração cheio de boas intenções, mas com a cabeça vazia de lógica… E eis que surge o Estado gordo, polvo e omnipresente.

Disse um dos mais badalados pensadores do séc. XIX, de seu nome Karl Marx, que “o caminho do inferno está pavimentado de boas intenções”. Ao fim e ao cabo, acaba por atingir os telhados de vidro daqueles que defendem um Estado polvo, gordo e omnipresente, no qual o indivíduo não chega a ter liberdade de escolha – Estado esse que o próprio Marx impulsionou…

Mal cessam os protestos contra a diminuição do valor das bolsas de estudo para alunos do ensino superior, já surgem as notícias de que vários milhares de estudantes universitários terão de desistir dos seus cursos “por falta de apoio”.

O Estado português afirma não haver dinheiro suficiente que permita a sustentação dos níveis de apoio universitário que até há bem pouco tempo tínhamos vindo a verificar. Só há uma conclusão a ser tirada deste panorama: caiu um dos primeiros tijolos do muro que é esta falácia de “estado social” que todos conhecemos (e que somos obrigados a financiar).

Este problema da falta de capital para as bolsas, veio provar o que muitos libertários têm vindo a dizer: não apenas é insuportável que o Estado ofereça o dinheiro das propinas a todos aqueles que querem – e à partida não podem – ter acesso à faculdade, como é também errado achar-se que esse mesmo Estado está a ser imoral se não o fizer.

Comecemos por desmantelar o famoso mito da (pseudo) igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

Quem são os indivíduos que vão estudar para a universidade? Pessoas vindas das mais diversas classes sociais, é certo. Mas os alunos que vêm de famílias de classe baixa / média baixa (que não são poucos), farão, à priori (ou pelo menos é essa a intenção), também parte das classes média e média altas, depois de seguirem para o mercado de trabalho. Eles são “os mais ricos de entre os pobres”, conforme os classificou Milton Friedman. O treino que eles recebem deverá conferir-lhes a possibilidade de obter salários que de outro modo não conseguiriam alcançar.

Mas quem paga isto? É verdade que os estudantes o pagam, ainda que não totalmente, sob forma de propinas (até porque elas só cobrem uma ínfima parte dos gastos das universidades…), mas fundamentalmente todos os contribuintes – incluindo os que não vão à universidade.

À partida isto soará bem àqueles que, como Marx, defendem um Estado balofo, mas debruçando-nos sobre o tema, não fará sentido que o Sr. Manuel, operário de construção civil em Palmela, seja obrigado a pagar o “salto de classe” de um estudante universitário. E porquê? Porque não é justo pedirmos a contribuintes de classe baixa / média baixa, alguns deles a ganhar autênticas misérias mensais, que paguem a faculdade a indivíduos que, à partida, daqui a 3 ou 5 anos estarão a caminho de pertencer às classes favorecidas – classes essas, às quais o Sr. Manuel não pertence.

Um diferente tipo de raciocínio, nesse caso um raciocínio ético puramente anti-coerção, aplicar-se-á não apenas a indivíduos com rendimentos reduzidos, mas a todos os cidadãos do nosso país.

O que devemos então fazer? Deixar entrar nas faculdades só quem tem dinheiro? Não aconteceria certamente isso se o mercado pudesse funcionar livremente… A solução passa por permitir que todo aquele que queira ingressar na universidade o possa fazer… desde que esteja disposto a pagar por tal! Não agora, certamente. Mas sim quando acabar o curso, depois de já fazer parte da dita “classe favorecida”, tendo nesse momento acesso a um salário superior.

Haverá mil e uma maneiras de atingir este fim. O papel dos bancos seria fulcral neste sentido, através de um crédito universitário aperfeiçoado com o tempo (se tivéssemos um sistema bancário saudável, capaz, e adequado às necessidades económicas nacionais).

Muitos críticos objectarão com o argumento de que os bancos portugueses estão descapitalizados… Ora, não seria esta uma boa altura para se falar de uma vez por todas de um “mercado europeu dos serviços financeiros”? Fica a sugestão.

Considerem esses mesmos críticos o exemplo Sueco (sim, Suécia, esse grande “monumento” invocado vezes sem conta por qualquer estatista que se preze…) que já tem em vigor um sistema de livre mercado para acesso universitário!

Já começam a aparecer umas luzes em Portugal, como é exemplo o “Garantia Mútua”, um crédito até 5 mil euros anuais para estudantes que queiram frequentar licenciaturas e mestrados do ensino superior português (público, concordatário ou privado). O crédito permite ao estudante auferir de uma taxa de juro reduzida, à volta dos 3%, variável com o aproveitamento académico do mesmo, sendo este obrigado a devolver gradual e progressivamente o valor do empréstimo um ano após o fim dos seus estudos. O Estado surge como avalista, sendo que caso o aluno não pague, o dinheiro sai dos bolsos de todos nós, os contribuintes. Não sendo uma solução boa, já é preferível à do actual sistema de Bolsas de Estudo em vigor…

Outro exemplo complementar seria o caso do monetarista Milton Friedman, que desde criança viu os seus estudos serem pagos pelas próprias instituições de ensino por onde passou, através de bolsas de mérito.

Mais digo: o recente estudo feito pelo conhecido Professor Doutor Ricardo Antunes, encontrou diferenças de longevidade de mais de dez anos entre os mais ricos e formados e os mais pobres e com menos formação. Se tomarmos o estudo como credível, concluímos que alguém que entra aos dezoito anos no mercado de trabalho, e que desde essa idade começa a descontar impostos para a segurança social, irá trabalhar mais e auferir menos tempo, do que alguém que fez uma licenciatura e mestrado, e que descontou menos cinco anos do que o primeiro trabalhador.

Já é moda entre os economistas dizer-se que o investimento na formação de capital humano é o principal factor de crescimento económico moderno. Mas será isto benéfico para a sociedade? A educação na lógica de Adam Smith é integralmente positiva, mas numa lógica marginalista estou certo de que não será sempre assim – basta para isso atentarmos no trabalho do austríaco Carl Menger e da resposta que este deu ao Paradoxo Água/Diamante do próprio Smith.

Ou seja, no tempo em que, em muitas áreas, as pessoas nem conseguiam terminar os seus cursos, ou não tinham capacidade económica para o fazer, sem dúvida que poderia verificar-se falta de licenciados em Portugal. Mas hoje, quando muitos se licenciam e fazem mestrados para entreter, outros emigram, e outros ainda ficam no elevado desemprego jovem, não creio que a formação adicional seja sempre positiva em todos os casos e mais alguns.

Engraçado sem grande graça, é reparamos que os planos de apoio social, com vista a auxiliar os mais desfavorecidos com o dinheiro de quem, supostamente, não precisará tanto de tais cuidados – regularmente intitulados na esfera política por “actos Robim dos Bosques” – acabam, quase sempre, por prejudicar aqueles com menos posses.

Infelizmente, no dia em que o Robim dos Bosques foi à Universidade, o Estado desempenhou na perfeição o papel de Xerife de Nottingham.

Referências   [ + ]

1.  Man, Economy, and State with Power and Market, Scholar’s Edition, p.1256, Binary Intervention: Government Expenditures
About the author

Guilherme Marques da Fonseca

9comments
André Pereira - 2012-07-24

Excelente! Parabéns!

Reply
O Aprendiz - 2012-07-26

Empréstimo para estudantes já existe e bolsas de mérito que cubram o valor das propinasjá existe também. Sendo que no caso das bolsas concordo consigo, deviam ser melhoradas, isto é, ainda existe pouco essa filosofia. Devia ter uma melhoria grande.

Mas não concordo com essa lógica de pedir emprestado e depois quando "chegar" à classe média/alta pagar esse emprestimo, acho um bocado estranho, sendo assim quem não conseguir depois atingir essa classe, o estado paga? Isso não é mais do mesmo?
Sendo que actualmente em vários cursos o sentido é esse, não chegar à classe média/alta. Pois a maioria é desemprego ou empregos fora da sua área. Uma pessoa vai endividar-se mesmo antes de entrar no mercado do trabalho?

Não tinha conhecimento que a frase acima, era de Karl Marx, afinal ele ainda acertava alguma coisa.

Reply
Guilherme Marques da Fonseca
Guilherme Marques da Fonseca - 2012-07-27

Obrigado André Pereira! Um abraço.

Caro "O Aprendiz", e em resposta às suas questões/pontos de discórdia:

1- "Empréstimo para estudantes já existe", é verdade. O que não existe é um mercado decentemente funcional para esse tipo de empréstimos, o que faz com que estes tenham condições contratuais ridiculamente impossíveis para os estudantes (culpa do actual sistema de "moleta social" também conhecido por "bolsa de estudo" – sustentado com dinheiro proveniente de impostos). Acrescento, parafraseando um colega do Instituto Ludwig von Mises Portugal: "Numa sociedade livre, o ensino superior seria MAIS BARATO do que hoje vemos, sem sombra de duvida. As universidades competiriam pelos alunos e só as melhores universidades, com os preços mais baratos, atrairiam a maioria e os melhores alunos. (…) É a interferência do estado no ensino superior (…) que faz com que os preços subam e a oferta diminua. Numa sociedade livre, não haveriam 'numerus clausus' ". ;

2- "Classe média/alta" funciona correntemente como linguagem figurativa para alguém que alcance qualidade de vida/capacidade económica superior, que lhe permita pagar "outros voos". Neste caso, a quem não conseguisse atingir a capacidade económica suficiente para alcançar essa classe, acontecer-lhe-ia o mesmo que a outro endividado qualquer (não, não me derreto em sensibilidade por se tratar de um estudante universitário, peço desculpa). Obviamente que o Estado não pagaria, é precisamente isso que sugiro no artigo: "Já começam a aparecer umas luzes em Portugal, (…) O Estado surge como avalista, sendo que caso o aluno não pague, o dinheiro sai dos bolsos de todos nós, os contribuintes. Não sendo uma solução boa, já é preferível à do actual sistema de Bolsas de Estudo em vigor…" – como pode ver, refiro aqui que não considero sequer essa como sendo uma boa solução.

3- Não me importo minimamente que estudantes que queiram tirar cursos com menos saída profissional (como "literatura medieval", por exemplo, e afirmando desde já ter o maior respeito e gosto pelas obras escritas na Idade Média), simplesmente recuso-me a ser forçado a pagar esses mesmos cursos a quem não tem dinheiro (no imediato) para os frequentar. Isto também, porque não tenho rigorosamente nenhuma obrigação moral de suportar com o meu trabalho e suor, todo e qualquer sonho de todo e qualquer compatriota.

Saudações Libertárias

Reply
Guilherme Marques da Fonseca
Guilherme Marques da Fonseca - 2012-07-27

* Neste caso, a quem não conseguisse atingir a capacidade económica suficiente para alcançar os seus compromissos (…).

Reply
O Aprendiz - 2012-08-02

Agradeço as suas explicações, foram valiosas.

Concordo consigo nos pontos 1 e 3. Agora no ponto 2 não posso concordar plenamente, é verdade que não dá para "mudar" tudo em pouco tempo, é melhor conseguir mudar aos poucos e no caminho acertado.

Relactivo ao ponto 3 defendo plenamente o que disse, expliquei-me mal acima o meu comentário, o que leva facilmente a algum que eu queria explicar duma forma e entende-se de outra. Pois as ideias dentro da cabeça formam-se e explicam-se melhor do que a escrever, a escrever é preciso um maior cuidado para se tornarem como as imaginamos

Sendo assim vou ter o cuidado de tentar exprimir-me de forma clara.
Partido do principio em que não concordo com que os contribuintes (todos nós) paguem para um aluno ter acesso à universidade, independentemente ao curso, sendo Médio, Filosofia, Direito, Artes, não me interessa qual seja o curso.

E agora discutindo a sua ideia do ponto 2, em que o Estado é só o avalista/fiador, isso só poderia "existir" para cursos onde havia "previsão" de empregabilidade. Para que pudesse este aluno financiando com o aval do Estado, no futuro retribuir pagando o seu empréstimo. Sendo que não poderia ser possivel um aluno ser financiando com o aval do Estado num curso onde não existe "previsão" de empregabilidade. Neste caso vejo esse "sistema" de uma forma bastante mais positiva que o nosso sistema de bolsas, sendo que raramente os contribuintes (todos nós) seriam chamados a pagar. Isto é, com uma rigorosa fiscalização, mas também já sabemos como é o Estado.

Reply
O Aprendiz - 2012-08-02

*é verdade que não dá para "mudar" tudo em pouco tempo, infelizmente tem de se tentar conseguir mudar aos poucos e no caminho acertado…
Ou o Guilherme Fonseca acha que a sociedade portuguesa aguentaria uma mudança completa para os fundamentos libertários?

P.S.: Eu não fiz qualquer confusão com o termo classe média/alta, eu explicitei-me de forma incorrecta como já expliquei acima

Cumprimentos Libertários

Reply
Guilherme Marques da Fonseca
Guilherme Marques da Fonseca - 2012-08-02

Caro "O Aprendiz",

Já percebi o seu "engano", não se preocupe, acontece com toda a gente!

Mas confesso que não percebo a sua discórdia em relação ao que explanei no ponto 2. Não defendi no artigo um sistema baseado no empréstimo "garantia mutua" em que o Estado fosse o avalista – se é disso que discorda – apenas disse que era uma alternativa preferível ("do mal o menos") ao actual sistema de bolsas de estudo pagas com o dinheiro dos nossos impostos (sendo que sou contra qualquer um dos dois!) – se já amanhã for a bancos como a Caixa Agrícola ou o Montepio, por exemplo, poderá encontrar lá essas opções disponíveis a quem nelas quiser alinhar. Aliás, quando no ponto 2 escrevi "Neste caso, a quem não conseguisse atingir a capacidade económica suficiente para alcançar essa classe, acontecer-lhe-ia o mesmo que a outro endividado qualquer (não, não me derreto em sensibilidade por se tratar de um estudante universitário, peço desculpa)." estava-me a referir a um sistema de acesso universitário numa sociedade dita "livre", não em termos de "empréstimo garantia mutua". Seria algo como que se um indivíduo não conseguisse pagar o empréstimo do carro, ou da casa, ou da mobília – um processo jurídico-bancário idêntico, onde o Estado nem sequer chegaria a entrar! Puro "livre mercado". Pedia-lhe, caso deseje, que explicitasse melhor o seu ponto de desacordo.

Quanto à pergunta que me colocou: Sou libertário, logo não tenciono impor nenhum tipo de ideologia a ninguém. Como me um disse dia um colega do ILvM-Portugal, "a mudança deve provir de baixo para cima, e não de cima para baixo". A sociedade portuguesa está está, neste momento, completamente mergulhada em conceitos marxistas, tanto na sua forma de viver o dia-a-dia, como no campo das ideias e do pensamento.

Quanto ao "mudar tudo em pouco tempo", dependerá (lá está) do que as pessoas quiserem. Se os portugueses desejassem ter uma sociedade livre, uma sociedade livre teriam. Neste momento é evidente que (ainda) não o desejam, portanto só nos resta tentar mudar a sua mentalidade, aos poucos, com iniciativas como as deste Instituto, que mais não faz do que informar e levar as ideias libertárias a quem nos desejar ler (e às vezes ouvir).

Saudações Libertárias

Reply
Randalf - 2012-08-30

Seria interessante se escrevessem um artigo sobre a concessão da RTP, já que parece que não se pode despedir a administração da RTP (link: http://expresso.sapo.pt/governo-nao-pode-despedir…. E eu pergunto, como é que alguém que seja escolhido pelo povo para governar e tomar decisões sobre o país, pode ser barrado por pseudo-leis que foram elaboradas há mandatos atrás?!

Ficaria agradecido pelo artigo
Obrigado,
Randalf

Reply
Click here to add a comment

Leave a comment: