Socialismo de Extrema-Direita??? Não Engula Essa.

socialistsÉ cansativo sermos constantemente fustigados por “intelectuais” que usam o termo extrema-direita para classificar os Nazis, quando este último termo é sinónimo de Nacional-Socialismo. É difícil saber se estes intelectuais, que geralmente nutrem simpatia pelo socialismo e o marxismo, o fazem de propósito – por simples desonestidade intelectual – ou por simples ignorância.

Admito que seja difícil, para alguns, engolir o facto de que os regimes mais assassinos do Séc. XX tenham sido todos socialistas. Socialismo Soviético na Grande Rússia, Nacional-Socialismo na Alemanha, Socialismo Maoísta na China…enfim, Khmers vermelhos no Cambodja e tantos outros que fizeram jus à cor encarnada. E não esquecer os Kims da Coreia do Norte, que ainda por lá andam a fazer a felicidade dos “trabalhadores”.

Agora, dada a forma comum como são usados os termos direita e esquerda, não lembraria ao diabo classificar os Nazis nacional-Socialistas como sendo de direita. Não lembra ao diabo mas lembra aos socialistas e comunistas. A única diferença entre nazis alemães e os bolcheviques russos, é que os primeiros eram mais seletivos nos grupos que exterminavam, ao passo que os comunistas exterminavam tudo o que não fosse “proletário”.

É absolutamente claro que este expediente manhoso de classificar os nazis como sendo de direita serve para contrabalançar a marca indelével sanguinária que todos os regimes socialistas-marxistas deixaram e aliviar assim a esquerda de carregar sozinha esse fardo. Mas já chega de mentiras.

Ao menos na Ucrânia existe coerência (ver). Nazis e Comunistas estão proibidos de concorrer a eleições. Não querem lá socialistas extremistas. Na Polónia, Lituânia, Geórgia e Moldávia estão banidos os símbolos comunistas (ver).

Aqui, os socialistas extremistas acabaram de formar um pacto de governo com os socialistas democratas. É sempre bom ver que estamos a evoluir.

About the author

Rui Santos

Economista.