O Combate do Século – Hayek versus Keynes

Categories: Economia and Política.
Sections: Multimédia.

De um lado John Manyard Keynes (1883 – 1946), que representa a economia keynesiana que defende a intervenção do Estado na Economia. A economia keynesiana é a mais ensinada e divulgada no mundo, e domina hoje praticamente todas as políticas económicas governamentais. A economia keynesiana ganhou popularidade junto dos agentes políticos precisamente por servir como suporte teórico e intelectual para um Estado invervencionista. As políticas recentes dos Estados Unidos como o Bailout do Barack Obama assim como a opção em Portugal pelo governo de José Sócrates em aumentar o défice para responder à crise financeira correspondem a políticas económicas keynesianas.

Do outro lado Friedrich Hayek (1899 – 1992) vencedor do prémio Nobel da Economia em 1974 e que representa a Escola Austríaca. A Escola Austríaca defende a liberdade individual, a propriedade privada, mercados livres, uma moeda baseada no padrão-ouro, relações internacionais pacíficas e o não intervencismo do Estado.

O John Papola & Russ Roberts escreveram, produziram e realizaram dois videoclips de música rap muito bem elaborados e muito engraçados em que o Hayek e o Keynes combatem um contra o outro com argumentos.

Round 1: Receie a Expansão e o Colapso

 

httpv://www.youtube.com/watch?v=2iIOZUWbdP8

A letra da música (em inglês) do Round 1 pode ser encontrada neste link.

Round 2: O Combate do Século

 

httpv://www.youtube.com/watch?v=vumOro6Ygi0

A letra da música (em inglês) do Round 2 pode ser encontrada neste link.