Sobre Nós


A missão do Instituto Ludwig von Mises Portugal é de promover a divulgação e o ensino da Escola Austríaca na tradição de Ludwig von Mises com ênfase especial em Portugal e em Português. Esta escola de pensamento defende a liberdade individual, a propriedade privada, o mercado livre, uma moeda baseada no padrão-ouro e relações internacionais pacíficas; ao mesmo tempo que se opõe à intervenção do estado.

A Escola Austríaca deriva o seu nome ao facto de terem nascido na Áustria e no Império Austro-Húngaro os seus fundadores e pensadores mais influentes, designadamente Carl Menger (1840-1921), Eugen von Böhm-Bawerk (1851-1914), Ludwig von Mises (1881-1973) e o vencedor do prémio Nobel Friedrich Hayek (1899-1992).

Ludwig von Mises (1881-1973)

Ludwig von Mises (1881-1973)


Ludwig von Mises nasceu em 1881 no império Austro-Húngaro. Estudou na Universidade de Viena e durante a Segunda-Guerra Mundial, refugiou-se nos Estados Unidos onde viveu até à sua morte em 1973. Ludwig von Mises ensinou, divulgou e escreveu vários livros sobre o liberalismo clássico, sendo o livro Acção Humana (“Human Action”) a sua grande obra onde apresenta um conceito fundamental de economia, a praxeologia,  precisamente a ciência da Acção Humana.

O Instituto Ludwig Von Mises original – Ludwig von Mises Institute (LvMI) – foi fundado por Lee Rockwell em 1982 com o consentimento da viúva de Ludwig von Mises, e está localizado no Alabama nos Estados Unidos. É um centro de estudos e investigação de economia, filosofia e economia política. O Instituto não tem nenhuma ligação formal a qualquer partido e é financiado exclusivamente por donativos privados. O lema oficial do instituto é “Tu ne cede malis sed contra audentior ito”, que significa “Não cedas ao mal, mas combate-o cada vez mais vigorosamente“.  O Ludwig von Mises Institute disponibiliza vários conteúdos e publicações gratuitas assim como organiza cursos online sobre vários temas relacionados com a escola austríaca.

Actualmente existem vários Institutos Mises em vários países do Mundo, como no Brasil, Espanha,  Suécia, EstóniaPolónia, Finlândia, UcrâniaRoménia, Suiça e República Checa & EslováquiaEquadorCanadá .

O Instituto Ludwig von Mises Portugal é mantido por voluntários e está à procura de pessoas para colaborar. Se estiveres interessado, escreve-nos para contacto@mises.org.pt.